Superman de Batman vs Superman! Análise

SPOILER ALERT!

Este é o segundo texto da série de análise dos personagens de Batman vs Superman. 

Bom, este texto tem como objetivo analisar o super herói que originou tudo o que nós conhecemos hoje em dia a respeito de quadrinhos Marvel/DC em BvS. Vamos falar do grande Superman!

Ah, para os fãs do Super que talvez fiquem bravos porque eu não vou escrever tanto dele quanto do Batman, entendam: Ele não é a novidade do filme. Ele já foi introduzido ao universo antes, então a gente já sabe bastante a respeito dele. Bom, bora lá:

ATENÇÃO!! ESTE TEXTO POSSUI SPOILERS.

2 - Superman

Em 2013 tivemos um filme que polarizou tanto quanto Batman vs Superman: Tivemos "Man Of Steel". Nele vimos, pela primeira vez, Henry Cavill vestindo a capa do nosso escoteiro favorito. Muitos não gostaram de sua primeira atuação, alegando que ele não representou fielmente o personagem. Em "Man Of Steel", realmente, o Superman não foi introduzido perfeitamente como Superman, mas é inegável: Ele é o escoteiro que nós amamos, ele abdica da sua própria espécia pelo ser humano. Quer coisa mais Superman que isso?

Mas, sobre Batman vs Superman, uma coisa é inegável: o Superman está nas telonas com todas as características necessárias para o filme. Tem um escoteirismo mais forte? Sim. Tem uma preocupação maior com os civis? Sim. Ele consegue ser uma grande representação de esperança? Sim, para quem o considera um Deus, e esse é o ponto mais importante do filme: O Super é uma figura controversa, parte idolatra, o considera um Deus, parte odeia e o considera um intruso.


Essas duas imagens refletem bem o que o Super é para o mundo: Um Deus ou um intruso.
A personalidade, como dito anteriormente, se manteve a mesma de Man Of Steel com alguns upgrades: Ele além de ser um cara altruísta, ele tem o seu senso de proteção fortíssimo, ou seja, ele sente que está na Terra com um motivo: Proteger os seres humanos de qualquer perigo. Ele é basicamente o cara que pararia qualquer coisa para salvar um civil (especialmente se esse "civil" for a sua amada Lois Lane). Porém, apesar de todas essas características, o seu senso de justiça é diferente do que o do Batman, por exemplo. É aí que começam os embates ideológicos dos dois. Enquanto o Batman é totalmente agressivo, e pegando apenas um criminoso consegue quebrar vários dos Direitos Humanos, Kal-El faz o possível para não ter que tomar medidas mais "pesadas". Ele vai sempre preferir usar o "papo" ao invés de simplesmente queimar tudo com sua visão de calor. Isso fica muito claro em cenas dele contra o Batman: O Super se segura muito.

Como disse o Luíde, do Amigos do Fórum, o Superman é o adulto que recebe pontapé de uma criança e simplesmente fala: "Para com isso, se não você vai se machucar".

O diretor Zack Snyder novamente usa a filosofia por trás do Superman como um benefício. Assim como em Man of Steel, em Batman vs Superman temos muitas referências do cristianismo no Super. Chris Terrio e David Goyer abusaram do termo "Falso Deus" em diversas falas do Lex Luthor, que quase sempre se refere a alguma mitologia/religião.

O realismo por trás do Superman é presente só na aceitação ou não do povo por suas ações. O que, convenhamos, no mundo real seria exatamente igual: Uns achariam que ele é Jesus que voltou a caminhar sobre a Terra, e outros seriam contra as atitudes do último filho de Krypton.

O uniforme de Batman vs Superman tem algumas diferenças do utilizado em Man Of Steel. O do novo longa é mais claro, com um azul mais nítido e mais chamativo. Confira a diferença:

Henry Cavill em "Man of Steel".
Henry Cavill no set de "Batman vs Superman".

Além das mudanças do traje, podemos ver que Henry Cavill ficou mais bombado para o papel em Batman vs Superman. #VemMonstro.

Se as características do Batman foram diretamente inspiradas em Dark Knight Returns, o arco no ato final do filme foi muito inspirado em "A Morte do Superman". Como se sabe, o vilão Doomsday está no filme, algo que fez com que muitos fãs se perguntassem: O Superman morrerá no filme? Bom, se você está lendo até aqui é porque provavelmente já viu o viu (talvez pelo anuncio gigante no começo do texto, dizendo que neste post contém spoilers). Bom, a resposta é sim! O Homem de Aço morre no filme, e com referências diretas a um dos clássicos do Superman. Não tem como não se emocionar na cena em questão. Zack Snyder e Henry Cavill foram espetaculares no que fizeram. E, no final, na cena do caixão, fica aquele gostinho de: "Quero o filme da Liga AGORA MESMO!!!".

Bom, como Clark Kent, não há muito o que falar a respeito. Clark Kent aparece em momentos em que o Super precisa estar como civil, seja em algum momento social, como em festas, ou quando está em seu privado, com sua mãe ou Lois Lane. Em seus momentos externos, ele haje como um jornalista como, sem nada de espetacular. Assim como seu alter go, ele utiliza de sua profissão para criticar as atitudes do Batman e defende seus ideais. Além de tudo, sempre que possível, tenta publicar algo bom sobre o Superman. A interação dele com a Lois Lane está muito boa e funciona bem em Batman vs Superman.

Conclusão: Henry Cavill está muito bem como Superman no novo filme, melhor até que em MoS. Não existe outro ator que faria um Homem de Aço tão bom quanto ele.

Obs.: Fiquem com essa cena MARAVILHOSA de Man Of Steel:


Veremos Henry Cavill como o Homem do Amanhã novamente no filme da Liga da Justiça, em 2017.

Leia as análises dos próximos personagens em Batman vs Superman para ler nossa crítica do filme:

MATÉRIA SEGUINTE
« MATÉRIA ANTERIOR
MATÉRIA ANTERIOR
Próximo Post »