O Batman de Batman vs Superman! Análise

SPOILER ALERT!

Enfim, vimos Batman vs Superman! Vamos iniciar uma série de postagens analisando os personagens principais desde grande filme.

Este texto tem como objetivo analisar o Batman, um dos mais importantes personagens da DC Comics e protagonista do novo longa da Warner.

Já adiantando: É o melhor Batman que já vimos no cinema. Vamos lá:


ATENÇÃO!! ESTE TEXTO POSSUI SPOILERS.


1 - Batman

Uma das primeiras polêmicas do filme surgiu quando anunciaram o controverso ator Ben Affleck para encarnar o morcego no filme do Batman com o Superman. A crítica em cima da escolha foi pesada, a ponto de criarem uma petição online para que outro ator seja escolhido para o papel.

(Quando uma PETIÇÃO ONLINE mudar algum cast, me avisem. Até lá eu continuo achando idiotice)


Enfim, o tempo passou e Zack Snyder nos presenteou com a primeira foto de Ben Affleck trajando seu incrível batsuit:



Na época em que a foto foi lançada, os fãs especularam qual seria a verdadeira cor do traje, então começaram a sair alguns fanmades coloridos, como este, que é o meu favorito:


Após a divulgação de algumas imagens de BatAffleck, grande parte do público começou a aceitar de uma maneira melhor a escolha do ator, até que saíram os trailers, que praticamente cravaram: Ben Affleck é Bruce Wayne, Ben Affleck é o Batman!

Essa última frase resume, basicamente, o que eu senti a cada aparição do Morcego no decorrer do filme. Essa é uma versão do Batman/Bruce Wayne jamais vista no cinema.

O Bruce Wayne de Ben Affleck apresenta características diretamente inspiradas em "The Dark Knight Returns": Um cara cansado, melancólico, rasgado, que perdeu muito ao longo da vida, com sérios problemas psicológicos/familiares e que não tem medo do que vai enfrentar. Afinal, o que a ele resta a não ser a morte?


Paralelamente a isso, ele é um Batman também rasgado, experiente, amargurado, SUICIDA (essa é a principal característica do BatAffleck), extremamente violento e sem qualquer mimimi. Quanto aos uniformes, é até dispensável comentar a respeito, mas são tão caprichados que eu faço questão de falar sobre. O batsuit faz referência a diversas fases do Batman. A principal inspiração é evidente: de novo, The Dark Knight Returns. Mas não para por aí, ele tem alguns elementos do Batman do Jim Lee, com Batman dos games Arkham também. Esse é o uniforme mais fiel e mais funcional já feito. OBRIGADO MICHAEL WILKINSON! Sem contar que ele é cheio de gadgets, que também são sensacionais (novamente remetendo aos games Arkham). Eu não aguento, tenho que colocar mais uma foto desse suit:





A roupa do deserto é, de uma forma até doce, maravilhosa de se ver. É estranho pensar no Batman com aquela roupa quando você não é um leitor assíduo de quadrinhos. Ela lembra várias passagens do Batman, como em Batman Noel, Superman The Red Son, e várias outras.


 (Doce como um tijolo)


Agora, sem dúvidas o melhor suit que o Bats poderia ter: A ARMADURA. É claríssimo e até redundante dizer, mas a inspiração em The Dark Knight Returns é algo muito forte em todo o filme, mas especialmente na armadura do Batman. OLHA ESSA ARMADURA! Tem como falar mal disso?





As lutas são boas a ponto de você ficar com medo de levar um chute na cara durante o filme. As ótimas coreografias, misturadas (em alguns momentos) com CGI fazem os momentos de ação ficarem intensos e, de certo modo, pesados.



POLÊMICA: O Batman mata!




Uma mudança tão grande em um personagem sempre choca os fãs. Esse talvez seja o ponto mais divergente entre o Batman do novo filme ao que nós amamos nos quadrinhos. Claro, o Batman dos quadrinhos já foi obrigado a matar algumas vezes, o Batman de Tim Burton era uma assassino em série, por aí vai. Porém, diante a tantas qualidades, este é um ponto que fica despercebido e relevante. Sim, relevante. Vou explicar...


No filme, era preciso de um motivo para que houvesse o embate entre os personagens. No contexto do filme, apenas um Batman mais cascudo, machucado, e, obviamente, agressivo, seria capaz de entrar em uma briga com o Superman a ponto de querer matá-lo. O Batman "clássico" jamais teria coragem e vontade de matar seu oponente, e é justamente esse ódio que faz com que a luta seja possível, considerando que o próprio Superman demonstra interesse em paz no início da luta – ou seja, ambos brigaram pelo ódio que o Morcego sentia de Homem de Aço. É provável – considerando a HQ Prequel de Batman vs Superman – que o Morcego de Gotham tenha mudado sua conduta após os atos ocorridos no filme Men of Steel. É muito difícil que o Batman matasse antes de tudo aquilo, pois, se assim fosse, seus vilões estariam todos mortos.

Conclusão: Como já disse várias vezes, Ben Affleck nos entregou a melhor encarnação do Batman nos cinemas. É indiscutível: Nunca foi feito nada parecido com esse Batman nas telonas. É algo de encher os olhos de qualquer fã do Morcegão e criar altíssimas expectativas para vê-lo no filme da Liga da Justiça.

Veremos Ben Affleck como Batman novamente em agosto de 2016, em Esquadrão Suicida e em 2017 no filme da Liga da Justiça.

Leia as análises dos próximos personagens em Batman vs Superman para ler nossa crítica do filme:


MATÉRIA SEGUINTE
« MATÉRIA ANTERIOR
MATÉRIA ANTERIOR
Próximo Post »