Homem de Ferro - Preparação para a Guerra Civil - 1 dia!


Falta apenas um dia para o lançamento de Capitão América: Guerra Civil, e chegamos ao fim das prévias sobre a origem de cada personagem de ambos os times.

Hoje falaremos sobre os dois polos da história, Capitão América e, aqui, Homem de Ferro!

O herói foi criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em 1963, na Tales of Suspense #39.



Anthony Edward Stark, ou Tony Stark, nasceu em Long Island, Nova York. Durante o ensino primário, descobriu que seria difícil se relacionar com outras pessoas, e foi então que ficou fascinado com as máquinas. Aos 19 anos, completou sua graduação com dois mestrados em Física e Engenharia Elétrica pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Dois anos mais tarde, os pais de Tony (Howard e Maria Stark) morreram em um suposto acidente de carro, fazendo com que o jovem herdasse as Indústrias Stark. A primeira coisa que fez como diretor da gigante de seus pais foi comprar a responsável pelo sistema de freios - apontado como responsável pelo acidente - do carro em que seus pais estavam e corrigir todo e qualquer erro, para que mais nenhuma pessoa passasse pelo que ele passou. Tempos depois, ficou comprovado que o acidente foi planejado pela companhia Republic Oil, concorrente das Indústrias Stark no ramo do petróleo.


Mas o Homem de Ferro só nasceria tempos depois, durante uma missão internacional de Tony. Durante uma visita a uma base militar americana, o bilionário foi raptado por um grupo de terroristas liderados por Wong Chu. Foi quando uma mina terrestre explodiu, lançando estilhaços contra o peito do futuro herói, que foi levado ao campo de Wong. Lá ele conheceu o professor Ho Yinsen, e foi ordenado aos dois que construíssem armas de destruição em massa para o grupo, mas ao invés disso, Tony e Yinsen criaram uma armadura com um reator eletromagnético que impediria os estilhaços de atingirem o coração de Tony. Essa armadura se tornou oficialmente o primeiro Homem de Ferro. Após a morte de seu parceiro de trabalho, baleado por homens de Wong Chu, Tony destruiu os alojamentos do grupo terrorista, e enquanto fugia, conheceu o piloto americano James Rhodes, que se tornaria o Máquina de Combate tempos depois.

Mark I, a primeira armadura 
construída por Stark.

Após seu retorno aos Estados Unidos, Tony decidiu que deveria continuar usando a armadura, mas para ser um super-herói. Tendo uma vida agitada como diretor corporativo e herói, chegou a dizer que o Homem de Ferro era seu segurança particular. As coisas iam de mal a pior, levando Stark a ter atitudes suicidas e tornando-o alcoólico. Pouco tempo depois, se tornou um dos fundadores dos Vingadores, e durante uma missão submarina, encontrou o corpo de um soldado que havia lutado a 2ª Guerra Mundial: Steve Rogers, o Capitão América.

A capa de The Avengers #1 (sim, o Homem de Ferro
é aquela coisa dourada no lado esquerdo).

E tempos depois, eles encontram um certo 
herói de guerra americano...

Após uma de suas batalhas, os Vingadores tiveram de socorrer Tony rapidamente, por conta de seu estado crítico. Esse resgate culminou em um transplante de coração, eliminando a necessidade do reator ficar alocado ao peito do herói. Tempos depois, Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Professor Xavier, Doutor Estranho, Namor e Raio Negro fundaram a associação secreta Illuminatti, a fim de compartilhar tecnologia e recursos ao combate contra ameaças maiores. Vale lembrar que esse grupo foi o responsável pelo envio do Hulk ao planeta Sakaar, e posteriormente seu retorno, culminando nos arcos Planeta Hulk e Guerra Mundial Hulk. Foi durante esse último que foi criada a Hulkbuster.

A Illuminatti.

Além dessa vez em batalha, Tony passou por mais diversas experiências de quase morte. Conflitos com o rival Obadiah Stane e a perda de parte da recém renomeada Stark Internacional para o mesmo fizeram com que o herói chegasse ao fundo do poço, agravando ainda mais seus problemas com álcool e intensificando suas tendências suicidas. Foi quando criou as armaduras Centurião Prateado e Máquina de Combate, essa última dada à James Rhodes, a quem confiou o papel de Homem de Ferro por um tempo. Durante esse período ocorreram as primeiras Guerras Secretas, de 1985. Passado um bom tempo, mas novamente à beira da morte, Stark permitiu que lhe fosse implantado o vírus Extremis, algo arriscadíssimo. Ele sobreviveu, ganhando novos órgãos vitais aprimorados e talvez seu melhor poder: conectar-se com qualquer máquina existente. Porém, sua pior batalha ainda estava por vir...

A frase de Tony: "Às vezes, quero dar um soco nesses seus dentes perfeitos"
nunca fez tanto sentido como nessa ocasião.

A Guerra Civil (contém spoilers sobre a HQ)
Depois da tragédia causada pelo vilão Nitro, o governo propôs o Ato de Registro dos Super-humanos. O posicionamento de Tony, juntamente do Senhor Fantástico e de Hank Pym foi a favor da lei, se opondo totalmente ao Capitão América. O principal argumento deles é o de que as mudanças políticas significam que resistir à lei era inútil, e que o registro poderia garantir que os Super Heróis ganhassem treinamentos adequados e fossem mais humanizados pelo amedrontado povo. A separação entre os heróis correu todo o Universo Marvel, gerando a Iniciativa (o lado de Tony) e os Vingadores Secretos (time do Capitão). Entre os atos do Homem de Ferro, destacam-se: Convencer Peter Parker a revelar para o público que é o Homem Aranha; A criação da Aranha de Ferro; A criação de Ragnarok, um clone de Thor; O Projeto 42, uma prisão na Zona Negativa; e por fim, a ascensão de Tony como novo diretor da S.H.I.E.L.D..

Porém, no especial "What if  Iron Man lost the Civil War?" ("E se o Homem de Ferro tivesse perdido a Guerra Civil?"), é mostrada uma realidade alternativa onde Tony e Steve se unem para destruir o descontrolado Ragnarok. Por conta disso, o Capitão troca de lado e passa a apoiar a causa de Stark, porque ele seria o único ao qual os heróis confiariam suas identidades. Essa versão da história é contada por um Vigia a Tony, que chora pelo futuro que ele impediu de acontecer. Em outra realidade, porém, Capitão América guia TODOS os heróis contra o ato, porque Stark havia morrido pelo vírus Extremis. O governo lança uma forte investida contra os heróis, matando inúmeros. Mas vale ressaltar que essas são versões alternativas presentes em outras realidades.

A Guerra Civil foi reescrita durante as Guerras Secretas de 2015, onde tanto o Homem de Ferro quanto o Capitão América morrem na explosão de uma bomba durante a Batalha da Divisa.

Os dois heróis morrem durante a versão alternativa
da Guerra Civil durante as Guerras Secretas de 2015.

Homem de Ferro no MCU


O herói dentro da armadura fará sua 6ª aparição (sem contar uma breve aparição em O Incrível Hulk, de 2008) em Capitão América: Guerra Civil. Sua origem foi muito bem retratada nos filmes, e apesar de algumas diferenças entre os filmes e as HQs, não há nada digno de ser comentado. O herói é interpretado pelo grande Robert Downey Jr. em todos os filmes, e pode-se dizer que todo o Universo Cinematográfico gira em torno do herói de armadura. Em uma de suas cenas mais memoráveis, no primeiro filme dos Vingadores, Tony discute com Steve. A discussão ficou marcada na memória de todos os fãs:


Foi Tony Stark que deu vida a dois personagens importantes dos filmes: Ultron e Visão, sendo o primeiro criado em conjunto com Bruce Banner para trazer paz ao mundo, um sonho de ambos os heróis; e o último criado para auxiliar os Vingadores a deter a monstruosidade que Ultron se tornou ao longo do filme.
Além disso, uma das características mais marcantes do herói nos filmes é sua megalomania, que fica bem evidenciada em Homem de Ferro 3, de 2013, onde foram reveladas pelo menos mais 9 armaduras. E pelo visto ele continuará no MCU por um bom tempo, já que o Homem de Ferro deve lutar ao lado de Peter Parker em seu primeiro filme em 2017, além de participar das duas partes de Guerra Infinita.



Esperamos que o lado mais sério do Homem de Ferro seja um pouco melhor explorado em Guerra Civil, até mesmo por se tratar de uma trama mais política e por envolver certa culpa do herói no incidente do Ultron, resultando na morte de Mercúrio e também aumentando a quantidade de argumentos pró-registro.

Por fim, confira algumas das melhores histórias envolvendo o grandioso herói:
Surge o Homem de Ferro;
A Melhor Defesa;
Extremis;
O Mais Procurado do Mundo;
Stark: A Queda;
Doomquest;
Guerra Civil;
Demônio na Garrafa;
Monge de Ferro;
A Guerra das Armaduras.

Estudante de Engenharia de Computação, fã de HQs, boa música e maluco por video games antigos.

MATÉRIA SEGUINTE
« MATÉRIA ANTERIOR
MATÉRIA ANTERIOR
Próximo Post »