Homem Aranha – Preparação para Guerra Civil! 2 Dias!


Faltam apenas 2 dias para a estréia de Capitão América: Guerra Civil e todo até sua estréia vai rolar aqui no site uma prévia sobre a origem de cada personagem de ambos os times.

Hoje falaremos do Homem Aranha que será, muito provavelmente, #TimeHomemDeFerro – Pelo menos uma parte do filme, talvez.

Este texto falará do Aranha Peter Parker. Para méritos de contextualização, existem várias versões do nosso Cabeça de Teia. Além de Parker, outras versões ficaram muito famosas, como Miles Morales, Miguel O'Hara – o Aranha 2099 – e até mesmo seu vilão Otto Octavius, o Dr. Octopus, já assumiu o manto do Aranha – em Homem Aranha Superior, após assumir o corpo de Peter.

Peter Parker
Miles Morales
Miguel O'Hara
Para começar, vamos fazer um breve resumo da origem de seus poderes – que já foi muito trabalhada e detalhada nos cinemas anteriormente. Nos quadrinhos, a sua origem foi contada, inicialmente, na Amazing Fantasy #15, de 1962 – Na primeira aparição do personagem, que foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.


Peter Parker era um adolescente de 15 anos ao bom e velho estilo nerd estereotipado – tímido, que não consegue se envolver com outras pessoas, vive nos livros, que não consegue conquistar a garota, por aí vai – quando, em uma excursão escolar, foi picado por uma aranha que absorveu, acidentalmente, uma grande quantidade de radioatividade, que lhe deu incríveis poderes, como uma força proporcional a de uma aranha, agilidade, habilidades de se manter fixo em um lugar, o que o possibilita escalar paredes e coisas do tipo, e seu famoso "sentido aranha", que faz com que ele sinta um perigo eminente.

Vale lembrar que no Universo Ultimate e nos filmes de Sam Raimi, a aranha que o picou era geneticamente alterada.


Após participar e ganhar um luta, Peter decide criar um uniforme, um dispositivo lançador de teias e exibir seus poderes em troca de dinheiro em alguns shows. Depois de não impedir um assalto, Parker perde seu tio – baleado pelo ladrão que ele não impediu. Ao descobrir que seu Tio Ben estava morto, o Homem Aranha vai atrás do assassino. Ao reconhecê-lo, Peter se culpou pela morte do tio, já que não evitou que o ladrão fosse preso. Nesse dia, nosso herói descobriu que grandes poderes trazem grandes responsabilidades.


A partir deste dia, Parker decide combater o crime em sua cidade, New York.

Desde sua primeira aparição, nosso Aranha passou por diversas situações. Ele seja, talvez, um dos personagens que mais sofreram no Universo Marvel. Falar do Homem Aranha sem citar outras perdas em sua vida é inevitável. Além do Tio Ben, outra morte memorável e chocante foi a de Gwen Stacy, na época, sua namorada.

Para falar da morte de Gwen, é necessário falar de seu surgimento nos quadrinhos do Amigão da Vizinhança. Inicialmente, Stan Lee e  Steve Dikto tentaram tornar Mary Jane a namorada de Parker. Porém, tanto Lee quanto Dikto não conseguiam chegar a um acordo de qual seria o visual da bela MJ. Para não deixar Peter sem uma namorada, Gwen apareceu na edição #31 de The Amazing Spiderman, em 1965. Gwen estudava na mesma faculdade que Parker. Era linda, inteligente e, acima de tudo, amava muito Peter.

Gwen Stacy em Homem Aranha Azul, de Jeph Loeb e Tim Sale.
Gwen foi morta pelo Duende Verde, em The Amazing Spiderman #121, em 1973. Sua morte é uma das mais pesadas nos quadrinhos do Homem Aranha.


Gwen apareceu na trilogia de Sam Raimi, tendo uma participação muito pequena, enquanto nos filmes "The Amazing Spiderman 1 e 2", foi a principal relação de Peter. Na primeira trilogia, foi vivida por Bryce Dallas Howard, e nos filmes de Mark Webb – The Amazing Spider 1 e 2 –, por Emma Stone.


Quando Dikto saiu dos quadrinhos do Aranha, Lee conseguiu colocar Mary Jane como o amor de Parker. Por isso, decidiram matar Stacy nos quadrinhos.


Nos cinemas, MJ foi vivida por Kirsten Dunst.


Claro, Parker já teve outras namoradas nos quadrinhos, como Felícia Hardy, a Gata Negra. Porém, as de maiores relevâncias são MJ e Gwen.

O Simbionte

Durante as Guerras Secretas, o Homem Aranha, ao lado de outros heróis e vilões, é levado a um planeta distante onde há uma criatura conhecida como Beyonder. Lá Parker teve contato com uma máquina que poderia arrumar seu uniforme destruído, e então, teve seu primeiro contato com a pedra negra, que se desfez em sua roupa, formando a primeira roupa preta de Parker. Na Terra, o uniforme deixava Peter mais forte – aumentava sua força em 100% –, além de obedecer seus comandos mentais e não precisar de lançadores de teia, pois o próprio simbionte produzia. Porém, a roupa o deixava mais agressivo. Sem entender o porquê, Peter pede ajuda a Reed Richards, que descobre a verdadeira natureza e intenção do simbionte. Para conseguir tirá-lo da roupa, Peter descobre o ponto fraco do alienígena: certas vibrações sonoras. Depois de "se livrar" do simbionte, o teioso ganha uma roupa preta da Gata Negra.



Após ser expulso por Peter, o simbionte foi atrás de um novo hospedeiro: Eddie Brock. Instalando-se no rapaz, o simbionte deu origem ao vilão Venom.

Logo na primeira batalha de Venom contra o Aranha, o teioso conseguiu derrotá-lo no mesmo sino de igreja em que conseguiu se livrar do simbionte.

Guerra Civil – Spoilers do quadrinho

Nos quadrinhos, Peter Parker/Homem Aranha teve um papel fundamental. Inicialmente, o Aranha se juntou ao grupo pró-registro – o de Tony Stark/Homem de Ferro. Vale lembrar que nessa época Stark já havia construído uma armadura incrível para Peter.


No período em que apoiou o registro dos super seres, o Homem Aranha revelou sua identidade para todo mundo. A cena de Parker se revelando é um dos pontos mais marcantes de todo o arco. Porém, a identidade secreta do Aranha ter sido revelado foi um problema enorme para a Marvel, que se virou para resolver tempos depois (pacto com o capeta).

Apesar de tudo isso, Peter não concorda com muitas atitudes do grupo de Stark e decide se unir ao Capitão América. Porém, a mando de Maria Hill, ele é surpreendido por dois de seus vilões: Polichinelo e Halloween, que o espancam a ponto de quase matá-lo. Enquanto agridem covardemente o Homem Aranha, eis que aparece o salvador da noite: O Justiceiro. E, novamente, o cabeça de teia é um dos participantes de um dos melhores quadros de Guerra Civil.


Outros Vilões

O Homem Aranha é conhecido por ter uma das melhores galerias de vilões de toda a Marvel. Dentre eles, podemos citar: Duende Verde e Venom – citados anteriomente –, Abutre – que pode ser um dos vilões em Spiderman: Homecoming –, Carnificina, Kraven – que é o principal vilão de um dos maiores clássicos do Homem Aranha (A Última Caçada de Kraven) –, Morlun, Electro, Homem Areia, Camaleão, Dr. Octopus – também citado anteriormente.

Algumas curiosidades sobre o personagem:

– Em Untold Tales of Spiderman, descobrimos que os pais de Peter trabalhavam para a S.H.I.E.L.D antes de morrerem. Lá eles tiveram uma missão que envolvia Logan, que futuramente seria o Wolverine.
– Mary Jane, em sua primeira aparição, teve o rosto escondido, pois – como dito anteriormente – não havia um consenso entre Stan Lee e Steve Dikto de como seria a aparência da personagem.
– O ator Leonardo DiCaprio já foi considerado para viver o Aranha nos cinemas.
– Reed Richards é quem faz a manutenção do uniforme do Teioso.

Homem Aranha nos Cinemas – Passado e Futuro

Como se percebe, o Homem Aranha é um personagem grandioso, com grandes sagas e um dos universos mais ricos da Marvel. Uma das maiores dificuldades em adaptar o personagem a outras mídias – como cinema, principalmente – é conseguir mesclar um bom Peter Parker e um bom Homem Aranha. É nítido o contraste de Parker quando ele está com e sem seu uniforme. Talvez esse tenha sido um dos pecados cometidos pela trilogia de Sam Raimi e os polarizantes filmes de Mark Webb. Enquanto Sam Raimi conseguiu dar a Tobey Maguire um ótimo e quase perfeito Peter Parker, o seu Homem Aranha fica um pouco abaixo do esperado. Consegue ser um bom Aranha, mas não tão bom quanto ele é como Peter. Já no caso do Aranha de Mark Webb, o maior problema é conciliar o lado nerd de Peter Parker com as suas famosas "gracinhas". Com a máscara do Aranha, Andrew Garfield dá um show, mas como Parker ele se perde. Claro, Garfield foi muito criticado em seu curto período na franquia, grande parte por simplesmente não ser o Tobey. Infelizmente, as pessoas tem dificuldade em desassociar uma imagem. Porém, é inegável que os filmes do Aranha conseguem atrair um público infantil, fazendo com que cada vez mais as crianças se tornem fãs e se espelhem no personagem. É essa a principal função dos super heróis: Ser um símbolo para as crianças.

Tobey Maguire em Homem Aranha

Andrew Garfield em Espetacular Homem Aranha

Em Capitão América: Guerra Civil – e em todos os filmes solo do Homem Aranha –, esperamos que Tom Holland consiga superar o ótimo trabalho tanto de Tobey quanto de Andrew, e consiga mesclar bem um Peter Parker ótimo com um Homem Aranha Espetacular. Claro, ele ganhou um grande voto de confiança ao aparecer no segundo trailer de Guerra Civil, e, obviamente, com este uniforme, com características dos Romitas – tanto Senior quanto Jr – e do Homem Aranha Ultimate, as chances de termos o melhor Aranha dos cinemas é enorme.



Quadrinhos para conhecer melhor o personagem:

Amazing Fantasy #15
– Se possível, toda a saga The Amazing Spiderman
Homem Aranha Azul
Guerras Secretas
Teia do Aranha: A Morte do Capitão Stacy
A Morte de Gwen Stacy
Ultimate Homem Aranha – Poder e Responsabilidade
Marvel Knights Spiderman
MATÉRIA SEGUINTE
« MATÉRIA ANTERIOR
MATÉRIA ANTERIOR
Próximo Post »