Gavião Arqueiro – Preparação para Guerra Civil – 6 Dias!


Faltam 6 dias para o lançamento de Capitão América: Guerra Civil e todo dia, até a sua estréia, vai rolar uma prévia sobre a origem de cada personagem de ambos os times.

Hoje falaremos do Gavião Arqueiro! No MCU, o personagem ainda não teve a sua origem muito bem talhada.

Criado por Stan Lee e Don Heck, Clint Barton surgiu nos quadrinhos em 1964, inicialmente como um vilão do Homem de Ferro, na Tales of Suspense número 57.


Desde sua primeira aparição, o Gavião passou por diversas coisas: Morreu em Vingadores: A Queda e foi ressuscitado na Dinastia M, pela Feiticeira Escarlate, em uma das maiores e mais icônicas histórias da MarvelWolverine Velho Logan – era cego, salvou os Vingadores do Colecionador, em Avengers #174. Sem falar que suas habilidades não se limitam ao arco e flechas. Ele é um ótimo estrategista, é um dos melhores no combate corpo a corpo, tem uma visão impressionante, consegue fazer acrobacias impossíveis e, claro, tem uma mira surreal. Ele é tão familiarizado com seus arcos e flechas que chega a tratá-los como seu amor. E, óbvio, é constantemente questionado por usar arco ao invés de armas de fogo.


No Brasil, o Arqueiro foi chamado, inicialmente, de Falcão, mas teve o nome alterado para não ser confundido com Sam Wilson.

Nos anos 60, Gavião teve que se redimir com a sociedade para ser recrutado pelos Vingadores, com ajuda de sua namorada na época: a Viúva Negra. Porém, ignorando essa fase conturbada do personagem, temos sua origem reformulada e recontada na primeira edição da minissérie de 1983, Gavião Arqueiro v1.

Clint Barton era um garoto normal, até que, aos 8 anos, perdeu seus pais em um acidente de carro e foi enviado, com seu irmão Barney, a um orfanato. Aos 13 anos, Clint e seu irmão fugiram, quando foram parar em um circo. Lá ele conheceu o Espadachim, homem que o treinou e ensinou muitas coisas.


Mesmo após tudo isso, Barton se rebela contra o homem das espadas ao descobrir que ele estava roubando dinheiro. Após fugir do circo, o Espadachim o perseguiu e travou uma luta contra Clint. Tal luta quase foi fatal para o nosso Vingador, que saiu gravemente ferido, sendo resgatado pelo seu irmão que sumiu logo em seguida. Tempos mais tarde, Clint descobriu que seu irmão estava morto.


Após se recuperar, Barton volta ao circo, quando é surpreendido com uma aparição do Homem de Ferro. Naquele dia, nosso arqueiro decidiu criar um uniforme e sair as ruas para combater o crime.

Porém, nem tudo saiu como ele queria. Em seu primeiro caso, ele decide ir atrás de ladrões de jóias, quando o Homem de Ferro aparece e o confunde com um dos bandidos, e os dois travaram uma batalha.

Tempos depois, o Homem de Ferro descobriu as reais intenções do Gavião e o indicou pra ser um dos membros dos Vingadores – em 1965, em Avengers #16, no mesmo período em que a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio se uniram ao grupo.


Quando entrou nos Vingadores, Clint Barton se apaixonou por Wanda Maximoff – a Feiticeira Escarlate –, o que não era aprovado pelo seu irmão Pietro – Mercúrio – e pelo Capitão América. Em seu período no grupo, Gavião passou por períodos conturbados com estes personagens – o que mudou depois em relação ao Capitão América: Barton passa a admirá-lo muito. Depois de certo tempo, o Arqueiro deixa o grupo, logo após Wanda se casar com o Visão.


Após sair do super grupo, Gavião se junta aos Defensores. Nos anos 70, ao lado dos Defensores, enfrentou os Vingadores. Depois de pouco tempo no grupo, sai e entra para os Vingadores da Costa Oeste, sendo o primeiro líder. Neste período, Clint Barton era casado com a Harpia.

Apesar de ser um ótimo personagem, o Gavião ainda não ganhou espaço nos filmes. Nos quadrinhos, a sua primeira minissérie solo foi a já citada Gavião Arqueiro v1, em 1983 – 19 anos após a primeira aparição do personagem. Atualmente, o Arqueiro é um dos principais personagens da Marvel. O personagem vem ganhando histórias incríveis e de alto nível, o que fez com que a gigante dos quadrinhos desse maior atenção a ele.

Uma das melhores sagas da última década foi a do Gavião Arqueiro de 2012. Um encadernado acaba de ser lançado pela Panini no Brasil, e não deve ser difícil de ser encontrado.


Em Capitão América: Guerra Civil, esperamos ver mais não apenas do Gavião, mas também de seu alterego. Assim como em Era de Ultron, o arqueiro tem que estar nos Vingadores para ser a alma do time, o lado humanizado e vulnerável no meio de seres tão poderosos.

Jeremy Renner como Gavião Arqueiro no MCU
Quadrinhos que mais recomendamos para conhecer melhor o personagem:

Gavião Arqueiro v1, 1983 (o mais importante);
Gavião Arqueiro, 2012;
Wolverine Velho Logan;
Hulk Contra o Mundo;
Vingadores: A Queda;
Dinastia M.
MATÉRIA SEGUINTE
« MATÉRIA ANTERIOR
MATÉRIA ANTERIOR
Próximo Post »