Homem-Formiga - Preparação para a Guerra Civil - 4 dias!


Faltam apenas 4 dias para o lançamento de Capitão América: Guerra Civil, e já estamos na reta final das prévias sobre a origem de cada personagem de ambos os times.

Hoje falaremos sobre o Homem-Formiga, que é #TeamCapitãoAmérica!

Existem duas versões do Homem-Formiga, tanto nas HQs quanto nos filmes, sendo que ambas estão conectadas por uma pessoa em comum: Hank Pym, que assumiu a identidade original do herói.


O doutor Henry Chistopher Pym cresceu em uma pobre família do Nebraska, região central dos Estados Unidos. Foi um brilhante bioquímico, até a morte de sua primeira esposa, Maria Trovaya, assassinada em uma viagem à Hungria, fazendo com que Hank tivesse um colapso nervoso. Essa foi a inspiração que o levou a trabalhar em prol do combate às injustiças do mundo, levando-o a descobrir as Partículas Pym, que poderiam ser usadas para alterar o tamanho de uma pessoa, e são as responsáveis pelo seu traje, cujo capacete é utilizado para se comunicar com formigas. Foi ele o principal idealizador da iniciativa Vingadores, nome escolhido por sua segunda esposa, Janet Van Dyne, a Vespa. Além dessa identidade, Hank também foi os heróis Golias e Homem Gigante, capazes de aumentar seus tamanhos, e Jaqueta Amarela e Vespa (em homenagem à Janet).

Criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber, sua primeira aparição como Homem-Formiga aconteceu em Setembro de 1962, em Tales to Astonish #35.




Foi ele também, junto de Tony Stark, o criador do Ultron. Porém, tempos depois, um certo ladrão roubou o traje de Hank em um esforço desesperado para salvar a vida de sua filha: Scott Lang, um engenheiro eletricista que decidiu ter uma vida de crimes.

Scott Lang e Hank Pym, interpretados respectivamente 
por Paul Rudd e Michael Douglas, no filme de 2015

Preso em uma de sua ações, Scott ficou cinco anos atrás das grades, e quando liberado, passou a trabalhar nas indústrias Stark. Quando sua filha Cassie foi diagnosticada com um sério problema no coração, Lang buscou ajuda da doutora Erica Sondheim, que havia sido sequestrada por Darren Cross. Foi então que se viu obrigado a cometer mais um delito: roubar o traje de Homem-Formiga do Dr. Hank Pym, a fim de salvar a doutora e, posteriormente, sua filha. Após o resgate, Scott tentou se entregar, mas foi impedido pelo Dr. Pym, que o autorizou a assumir a identidade do herói. Essa versão chegou a fazer parte do Quarteto Fantástico quando se pensou que Reed Richards estava morto, e assim como seu antecessor, também fez parte dos Vingadores, onde conheceu o Valete de Copas, que morreu para salvar a filha de Scott mais uma vez.

Essa versão do herói foi criada por David Michelinie Jonh Byrne, aparecendo pela primeira vez em Marvel Premiere Issue #47, de Abril de 1979.



No Universo Cinematográfico, a história contada no filme baseia-se na variante do Homem-Formiga de Scott Lang, mas com várias diferenças. O roubo do traje foi um plano do próprio Dr. Pym para obter a ajuda de alguém inteligente o suficiente para parar Darren Cross, pupilo de Hank. Darren está desenvolvendo uma tecnologia similar às Partículas Pym para uso militar, e obtém sucesso, criando a Jaqueta Amarela. A história de Hank e Janet Van Dyne como Homem-Formiga e Vespa é contada por um breve instante no filme, onde revela-se a causa da morte de Janet.



Capitão América: Guerra Civil será apenas a segunda aparição do herói nas telonas, e esperamos que sua importância seja mais bem retratada, além da relação entre Hank Pym e o filho de Howard Stark, Tony, focando embates entre Pym e Howard à respeito das tentativas de replicar as Partículas Pym, e que na sequencia Homem-Formiga e Vespa seja explorado o poder de aumento de massa das mesmas, possivelmente introduzindo novos personagens ao MCU.

Por fim, algumas das melhores histórias do Homem-Formiga:
A Era de Ultron;
Demolidor (de Mark Waid) #3;
Os Supremos Vol. 1

Não deixe de acompanhar nossa preparação especial para a Guerra Civil!

Estudante de Engenharia de Computação, fã de HQs, boa música e maluco por video games antigos.

MATÉRIA SEGUINTE
« MATÉRIA ANTERIOR
MATÉRIA ANTERIOR
Próximo Post »